Capacitação CRAS | São Paulo/SP

28 e 29 de maio de 2025 - Presencial em São Paulo/SP | 12 de junho - Mentoria On-line

Data: 28 e 29 de maio de 2025

Local: Espaço Paulista

Vagas: 50 inscrições

Carga horária: 16h

Endereço: Av. Paulista, 807, Edifício Sir Winston Churchill, 17 andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-100

Objetivo: Fortalecer e valorizar o trabalho dos técnicos e profissionais do CRAS, para atuar de forma ainda mais acolhedora, humanizada e eficiente no atendimento às famílias. Com abordagem prática e sensível, o curso oferece ferramentas para aprimorar a escuta ativa, fortalecer os vínculos familiares e criar soluções transformadoras nos serviços oferecidos pelo CRAS, como o PAIF, o SCFV e o trabalho comunitário. Destaca-se a importância do papel de cada profissional como agente de mudança e cuidado, impactando diretamente o dia a dia das comunidades e fortalecendo as redes de proteção social no território.

Metodologia: O curso combina aulas expositivas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e atividades práticas que simulam situações reais do trabalho no CRAS. Os participantes poderão partilhar experiências, refletir sobre desafios cotidianos e constuir soluções em conjunto.

Público-alvo: Profissionais e Gestores que atuam na Política de Assistência Social, especialmente em CRAS, Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais, Coordenadores de CRAS, Técnicos de Referência, Gestores do SUAS.

Justificativa: Faz-se necessária a Formação para qualificação dos Profissionais que atuam com o trabalho social com famílias no CRAS e promover um atendimento mais eficiente e humanizado. Além da maior segurança técnica no planejamento execução das ações do PAIF, fortalecimento de vínculos entre Técnicos e Famílias, e estratégias de autocuidado e trabalho em equipe, corroborando para reduzir o desgaste emocional dos profissionais

Docente: Liliane Pereira da Silveira, confira o Currículo da Docente em nossa Programação

Resultados Esperados:

  • Atendimento humanizado e eficiente as famílias;

  • Fortalecimento do vínculo entre os técnicos e as famílias atendidas, promovendo resultados mais efetivos;

  • Redução do desgaste emocional dos profissionais, com estratégias de autocuidado e trabalho em Equipe;

  • Maior segurança técnica no planejamento e execução do PAIF.