an abstract photo of a curved building with a blue sky in the background

O acolhimento institucional e familiar unidos em uma sintonia que você nunca viu, e que precisa ver.

Data: 09, 10 e 11 de setembro de 2025
Local: Bristol Centro Cívico - Curitiba/PR (Presencial)
Carga horária: 14 horas
Local: Plataforma Google Meet (On-line)
Objetivo: Promover um espaço nacional de diálogo, formação e intercâmbio de experiências sobre o acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas e das práticas profissionais voltadas à garantia do direito à convivência familiar e comunitária.
Objetivos Específicos:
  • Analisar o cenário atual do acolhimento institucional e familiar no Brasil, seus avanços, desafios e potencialidades;

  • Refletir sobre a efetivação do direito à convivência familiar e comunitária;

  • Debater estratégias de acompanhamento familiar, reintegração e cuidado com a família extensa;

  • Conhecer experiências municipais exitosas que possam servir como modelo e inspiração;

  • Discutir a importância da qualidade do ambiente de acolhimento para o desenvolvimento de crianças e adolescentes;

  • Refletir sobre o processo de transição para a vida adulta e a construção da autonomia no desligamento;

  • Valorizar o papel do educador social e da família acolhedora;

  • Sensibilizar para a importância da saúde mental dos profissionais que atuam no acolhimento.

Público-alvo: Profissionais do SUAS, Assistentes Sociais e Psicólogos,, Técnicos e Gestores da política da infância e juventude, Conselheiros tutelares, Conselheiros de direitos, Educadores sociais, Técnicos em Família acolhedora, Estudantes e pesquisadores da área de Serviço Social, Psicologia, Direito, Pedagogia e áreas afins, Representantes do Poder Judiciário e Ministério Público, Organizações da sociedade civil que atuam com acolhimento, Demais interessados na temática da proteção integral de crianças e adolescentes
Metodologia: O congresso será realizado em formato híbrido (presencial e online), promovendo acessibilidade e participação ampla de profissionais de todo o Brasil. A programação contará com:
  • Palestras e mesas com Referências nacionais na área do acolhimento institucional e familiar;

  • Apresentação de Experiências exitosas desenvolvidas por municípios, previamente selecionadas;

  • Momentos interativos com perguntas e respostas, promovendo o diálogo entre palestrantes e participantes;

  • Transmissão ao vivo on-line ou presencial;

  • Material de apoio e certificado de participação para os inscritos.

Justificativa: O acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes no Brasil é um campo que exige constante reflexão, aprimoramento de práticas e construção de políticas públicas efetivas que garantam o direito à convivência familiar e comunitária. Apesar dos avanços legais e técnicos alcançados nas últimas décadas, persistem desafios estruturais, metodológicos e humanos que impactam diretamente a qualidade dos serviços e os desfechos das medidas protetivas. A realização deste congresso visa promover o diálogo entre diferentes atores do sistema de garantia de direitos, compartilhar experiências exitosas, fortalecer práticas qualificadas e humanizadas, e ampliar a rede de apoio às crianças, adolescentes, famílias e profissionais envolvidos no acolhimento.

Inscreva você e sua Equipe na modalidade que mais faz sentido para você!

CRONOGRAMA - PRIMEIRO DIA

13h00

Credenciamento

14h00

Mesa de Abertura - Um retrato do acolhimento institucional e familiar no Brasil: Desafios, avanços e potencialidades

Dra. Natalia Figueiredo e Me. Neusa Cerutti

16h00

Palestra - Acompanhamento familiar: Caminhos para a reinserção e cuidados com a família extensa

Dra. Julia Salvagni

17h30

Encerramento das Atividades do dia

Network Coffee

CRONOGRAMA - SEGUNDO DIA

08h00

Palestra - Reflexões acerca do direito à convivência familiar e comunitária: direito fundamental de crianças e adolescentes

Me. Lucimaira Cabreira

09h30

Experiências Municipais Eleitas

10h30

Mesa - Acolhimento de crianças e adolescentes: qualidade de ambiente e desenvolvimento

Dra. Dalizia do Amaral e Dra. Julia Salvagni

12h00

Almoço - Lunch Break

13h30

Mesa - O desafio de completar 18 anos nos serviços de acolhimento familiar e institucional: a importância da construção e fortalecimento da autonomia

Dra. Luciana Cassarino Perez e Me. Neusa Cerutti

15h15

Palestra - Acolhendo Histórias: Transições para o desligamento

Dra. Natalia Figueiredo e Dra. Luciana Cassarino Perez

CRONOGRAMA - TERCEIRO DIA

08h30

Palestra - O papel significativo do Educador Social e da Família Acolhedora: práticas promotoras do desenvolvimento

Dra. Dalizia do Amaral e Dra. Julia Salvagni

10h30

Palestra de Encerramento - Cuidar de Quem Cuida

Me. Lucimaira Cabreira

Finalização do Congresso

12h00

Inscreva seu município e compartilhe conhecimento com os melhores Profissionais em Acolhimento no Brasil

Dra. Natalia Figueiredo

Assistente Social (ESS/UFF). Doutora em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Mestre em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Diretora do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RJ) nas gestões "Quem Cede a Vez Não Quer Vitória" (2020-2023) e "Não Temos Tempo de Temer" (2017-2020). Servidora pública do Município de São Gonçalo. Professora do Curso de Especialização em Pedagogia Social FE/UFF. Vencedora do IX Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social na categoria “Trabalhos em Serviço Social”. Assessora Técnica para Serviços de Acolhimento, atuando a mais de 12 anos na área.

Dra. Luciana Cassarino Perez

Psicóloga (UFPR), mestre e doutora em psicologia (UFRGS). Docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Consultora de pesquisa nas áreas da infância, adolescência e juventude em situação de risco e vulnerabilidade. Membro da Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora e co-autora do Guia de Acolhimento Familiar. Atualmente seus estudos concentram-se nos temas de acolhimento familiar e institucional e transição entre o acolhimento e a vida adulta.

Dra. Dalizia do Amaral

Pós-Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento - UFPA (2021), Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Teoria do Comportamento - UFPA (2019), Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Teoria do Comportamento - UFPA (2014), Psicóloga pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2015), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade da Amazônia (2012) - UNAMA, Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia, Graduada em Letras - habilitação em língua portuguesa pela UFPA (2006). Dedica-se ao estudo e pesquisa sobre acolhimento institucional de crianças e adolescentes e suas interfaces com a Psicologia do Desenvolvimento Humano, especialmente, na abordagem sistêmica - bioecológica. Interessa-se pela área da Psicologia Social e seus desdobramentos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Me. Neusa Cerutti

Mestre em Serviço Social, Bacharel em Direito. Pesquisadora da área da infância e juventude pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, coautora do livro “Acolhimento Familiar: Uma Alternativa para a Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes”. Consultora em assistência social e direito da infância e adolescência, especializada em violência doméstica infanto-juvenil. Palestrante em eventos nacionais e internacionais. Experiência de 20 anos no trabalho com crianças vítima de violações de direitos, coordenou o Serviço de Acolhimento Familiar em Cascavel/PR por 11 anos.

Dra. Julia Salvagni

Psicóloga Clínica, graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (2011), mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (2014) e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PPGDE) do Instituto de Psicologia da UnB. Atua no contexto da alta complexidade do SUAS, no Distrito Federal desde 2011. Atualmente é vice presidente da OSC Aconchego, onde coordena o serviço de acolhimento em família acolhedora.

Me. Lucimaira Cabreira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paranaense (2007), possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Paranaense, especialista em Psicologia e Saúde: múltiplos enfoques, pela FAG. Possui curso de formação em Gestão de Políticas Públicas para Infância e Juventude, pela Unioeste. Especialista em planejamento municipal e políticas públicas de fronteiras pela Unioeste. Atuou na Secretaria da Criança e Juventude, no Programa Atitude. Atua como psicóloga na Prefeitura Municipal de Cascavel, na Secretaria de Assistência Social, atuou no Programa Família Acolhedora, no CREAS no atendimento de crianças vítimas de violência, técnica e coordenadora do CREAS II (Centro de Referencia em Assistência Social) no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, foi coordenadora dos SCFV e Serviços da Proteção Social Básica e também atuou como Gerente da Divisão de Proteção Social Especial, ambas vinculada a Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cascavel. Foi Conselheira do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e CMDCA ( Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente ). Atualmente atua como psicóloga cedida ao Tribunal de Justiça do Paraná, atuando na Comarca de Cascavel/Pr, desenvolvendo suas atividades junto as Varas de Família e Juizado de Violência Doméstica. Foi docente da Universidade Paranaense (UNIPAR). Atualmente é docente do curso de Psicologia da UNIVEL.